Skip to main content

O primeiro Exame da OAB de 2023 está chegando e uma preparação de qualidade é essencial. Confirma mais sobre a prova e dicas para conquistar o tão esperado título de advogado! 

A prova

No dia 26 de fevereiro, em pouco mais de duas semanas, ocorrerá o 37º exame da OAB. A prova é composta por 80 questões de múltipla escolha, contendo 4 alternativas de resposta para cada questão.

As questões englobam matérias do Direito Penal, Processual Penal, Direito Civil, Processual Civil, Direito do Consumidor, Filosofia do Direito, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ser cobrado o Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB – basicamente tudo o que foi estudado nos seus 5 anos de graduação!

Essa edição será a última prova que não abordará outras três disciplinas, previstas para serem incluídas a partir do 38º Exame. São elas: Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Direito Previdenciário.

A 2ª fase do 37º Exame da OAB será aplicada no dia 30 de abril de 2023. Já na etapa da inscrição, o acadêmico escolhe a matéria que fará para a 2ª fase, que conta com questões subjetivas e confecção de peça processual. Desde o ano passado, o estudante que passa na 1ª fase da OAB, mas não na 2ª, tem a chance da “repescagem”. Ou seja, o candidato reaproveita a 1ª prova e tem direito a refazer a 2ª fase sem precisar passar pela 1ª novamente.

Preparação Exame OAB

Apesar da prova gerar ansiedade, uma boa preparação e os meios certos garantem a sua aprovação.

Então, agora é o momento ideal para focar nas questões objetivas, que são cobradas na 1ª fase. Para isso, ler o seu vade mecum digital e resolver questões de provas antigas é essencial para conquistar a tão sonhada OAB.

Lembrando que os candidatos aptos a realizarem a prova da OAB são os bacharéis em Direito e os estudantes dos dois últimos semestres do curso. Alunos que estão em períodos anteriores ao 9º não podem realizar a prova.

Não deixe de conferir nossos conteúdos sobre OAB:

  • OAB primeira fase: Dicas de preparação para a prova
  • Aqui, a dica foi para o 35º exame, mas reiteramos a preparação.
  • Cards da OAB: resumos dos assuntos mais cobrados nas últimas edições da OAB com questões modelo criadas para lhe ajudar nesta reta final de estudos.
  • +1.000 Conceitos Jurídicos e Legislação Relacionada: textos que resumem os principais temas do Direito linkados com a respectiva Legislação, para lhe ajudar a compreender rapidamente qualquer assunto que você esteja com dúvidas.
  • Notificações de novas Leis e Decisões importantes toda semana: em apenas alguns minutos, fique atualizada(o) para fazer na prova da OAB por dentro das novidades jurídicas
  • Leitura em Áudio: sem tempo para revisar a lei seca? Aproveite horas livres para ouvir a legislação.

Leia também as principais legislações:

Bons estudos!

Leave a Reply