Skip to main content

Chegando na reta final do curso uma das etapas que causam mais ansiedade no estudante de direito é a realização da prova da OAB. 

A prova, realizada pela banca FGV, é etapa essencial para quem busca advogar. Com a aprovação, será possível se inscrever na Ordem dos Advogados do Brasil e poder realizar os atos privativos da profissão. 

O exame conta com duas etapas: uma objetiva, com 80 questões das mais diversas áreas do direito, e outra discursiva, na qual o candidato pode escolher em qual área irá realizar a prova. 

Para realizar a segunda etapa é necessário a aprovação na primeira, com o acerto de no mínimo 40 questões. 

Ao chegar nessa etapa geralmente o candidato possui diversas dúvidas de como começar a estudar, por isso organizamos algumas dicas para te ajuda a se preparar neste momento tão importante da sua carreira!

 

Crie uma rotina de estudos 

Quem vai prestar a OAB geralmente precisa conciliar os estudos da prova com a faculdade, estágio, emprego e muitas outras obrigações. Para isso, separe um tempo do seu dia ou da sua semana apenas para estudar para a prova. Não está achando tempo na rotina para isso, separamos algumas opções para te ajudar: 

  • Acorde um pouco mais cedo: para quem aprende melhor pela manhã essa pode ser uma ótima alternativa, levantar 1 hora mais cedo vai te ajudar a ter um momento exclusivo para estudar para a prova. 
  • Use o tempo do trajeto: muitas vezes precisamos nos deslocar para a faculdade, trabalho e estágio. Esse tempo pode ser aproveitado para ler os principais artigos da prova, resolver questões e muito mais 
  • Separe seus fins de semana: conseguir a aprovação não é tarefa fácil e exige abdicar de outros compromissos. Nessa etapa de estudos separe os seus fins de semana para revisar a matéria, fazer provas antigas e estudar aqueles conteúdos que mais tem dificuldade. 

 

Escolha suas prioridades 

O edital da prova prevê a incidência de 17 disciplinas, porém nem todas possuem a mesma incidência na prova. Saiba quais são as matérias com maior incidência no exame: 

  • Ética: 8 questões 
  • Direito Constitucional: 7 questões 
  • Direito Civil: 7 questões 
  • Processo Civil: 7 questões  
  • Direito Penal: 6 questões 
  • Processo Penal: 6 questões  
  • Direito Trabalho: 6 questões 

 

Essas são as matérias com maior incidência no exame. A disciplina de ética tem destaque com o maior número de questões, além de ser considerada uma matéria de conteúdo curto que exige o conhecimento do Código de Ética e o Estatuto da OAB. 

Direito tributário, Direito Empresarial e Processo do Trabalho ganham 5 questões cada e, por fim, Direito Internacional, Estatuto da Criança e do Adolescente, Filosofia do Direito e Direito do Consumidor cada um tem 2 questões. 

Já deu para perceber que nem todas as matérias possuem a mesma relevância, certo? Saber priorizar o que estudar é fundamental para quem está com pouco tempo. Uma das vantagens da OAB é que os candidatos precisam acertar apenas metade da prova para se classificar para a segunda etapa. 

Assim, não se desespere! Divida as matérias entre aquelas que você deseja dar uma atenção a mais e o restante revise o conteúdo e resolva questões. 

 

Leitura da Lei Seca

A prova da OAB é conhecida por exigir do candidato o conhecimento do texto da lei. Por isso, inclua no seu cronograma de estudos a leitura da legislação. Alguns artigos por dia farão a diferença na sua aprovação. 

 

Conheça a prova 

Saber como os conteúdos são cobrados e também quais os seus erros ao longo da prova é fundamental para definir sua estratégia de estudos. Desta forma separe um tempo da sua semana para resolver as provas anteriores, esse exercício também te dará maior tranquilidade.  

 

Calma e constância 

Embora o conteúdo seja extenso, lembre-se que a maioria deles você já terá estudado na sua faculdade, manter a calma nessa etapa é fundamental para entender o que priorizar e quais são os erros e acertos. 

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso APP e comece a estudar!

Leave a Reply