Pular para o conteúdo principal
Categoria

OAB

A prova da OAB é aquela realizada pela Organização dos Advogados do Brasil três vezes ao ano para que os estudantes e bacharéis de direito possam exercer a profissão de advogado. O certame, realizado pela FGV, ocorre três vezes ao ano e podem participar aqueles que estão cursando os dois últimos semestres, ou no último ano, do curso de direito ou já graduados. 

A prova ocorre em duas etapas, na primeira os candidatos são submetidos a uma avaliação objetiva, com 80 questões de múltipla escolha das mais diversas áreas do direito, sendo necessário o aproveitamento de 50% das questões para a classificação na segunda etapa. Já na segunda etapa, o candidato pode escolher a área de conhecimento na qual deseja realizar a prova, e pode eleger entre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Direito Trabalhista e Direito Tributário. 

A segunda etapa conta com a realização de uma peça processual e quatro questões dissertativas, nas quais os candidatos devem receber um aproveitamento de no mínimo 6,0 pontos para garantir a sua aprovação. 

Além de ser uma etapa obrigatória na vida do jovem advogado, a prova da OAB é um  momento muito importante na jornada de estudos do estudante de direito. Nessa ocasião o estudante será testado sobre o conteúdo e matérias de toda a sua graduação, um desafio que sabemos que não é fácil já que, segundo a Fundação, a taxa de aprovação alcança apenas os 46% (FGV Projetos/Núcleo de Concursos), ou seja, mais da metade dos candidatos não alcançam os requisitos para exercer a advocacia. 

Pensando nesse desafio, a Equipe JurisHand disponibiliza materiais e conteúdos especializados com foco em garantir a sua tão sonhada aprovação. Além de um vade mecum completo com a legislação federal, disponibilizamos súmulas, buscadores de jurisprudências, dicas de estudo e conteúdos focados no exame.