Skip to main content

Quem é você nessa sexta-feira fria? O aluno que já estudou tudo que podia e agora vai ficar zen, maratonar uma série e guardar energias para domingo? Ou aquele que estuda até o último minuto, revisa resumos, revê vídeos e vai lendo a lei até passar pelos portões da prova?

Se para as questões há sempre uma resposta certa, na hora de estudar cada um tem seu jeitinho. O importante é sempre fazer o esquema que dá mais segurança e certeza para essa etapa tão importante.

A primeira fase do 35º Exame da OAB acontece nesse domingo, dia 03 de julho de 2022, e os locais de prova já estão disponíveis na área do candidato, que pode ser acessada pelas páginas da OAB e FGV

Como já dissemos em outras oportunidades, para esse exame o candidato já pode fazer a alteração do local de prova e de inscrição na OAB. Domingo muita gente já vai poder prestar a prova em lugares mais convenientes e relacionados com a sua escolha profissional, ficando som sua inscrição vinculada a uma seccional muito mais próxima e ligada à sua carreira.

Se você ainda não está totalmente seguro com os seus estudos até o momento, ou gosta de estudar até o último minuto possível, o JurisHand tem a maior biblioteca jurídica digital do país, além de diversos materiais específicos para a 1ª e 2ª fase da OAB. Assim, você já pode até se empolgar e estudar para a fase porvir.

Mas como organizar os estudos nesses momentos finais? Bom, a FGV tem como tendência para a primeira fase da OAB fazer questões cujo enunciado é um pouco longo, mas as alternativas – e, especialmente, a alternativa correta – costumam refletir exatamente o texto da lei aplicável à hipótese apresentada.

Então, uma boa dica é: tenha calma na hora da leitura das questões. Leia com atenção cada enunciado e faça grifos/destaques/sublinhados que te ajudem a indentificar as principais partes do problema e, mais que isso, qual é o instituto abordado pela questão. Tenha esse mesmo cuidado na hora de ler as alternativas e procure aquela que apresenta o melhor tratamento jurídico para a situação.

Para além desses cuidados na hora da prova, é bom lembrarmos alguns aspectos não-jurídicos, mas essenciais à realização de uma boa avaliação:

  1. Verifique previamente seu local de prova e se programe para estar lá com antecedência: verifique as rotas, possíveis “gargalos” de trânsito/locomoção e procure chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento dos portões (lembre-se: os portões se fecham bem antes do início da prova!)
  2. Prepare o seu material de prova de acordo com o que está autorizado pelo edital: cheque o que o edital permite como material de prova. Canetas coloridas e lapiseiras não são aceitas! E lembre-se de sempre levar material extra, já que o empréstimo entre candidatos é totalmente proibido.
  3. Leve água e, se quiser, alimentação para o período que estiver em prova: o exame é de longa duração, então, leve água suficiente para manter-se hidratado e alguma alimentação leve (bolachas simples e barrinhas de cereais são uma boa pedida).
  4. Não use eletrônicos durante a prova: celulares, tabletes, fones de ouvido e relógios smart não podem ser usados durante a prova! 

No app do JurisHand você pode encontrar nossos cards passados, com dicas de estudo e questões comentadas dos exames anteriores, além de modelos de peças e dicas de estudo.

Mais do que isso! Também vai encontrar essas e muitas outras leis referentes às novas e “antigas” matérias da OAB e outros concursos, então, corre lá e aproveite a nossa biblioteca!

Bons estudos!

Leave a Reply