Skip to main content

Com o início do ano que se aproxima, a expectativa por novos editais de concursos públicos se torna cada vez mais real para muitos estudantes, principalmente da área do direito. As vagas previstas são para diferentes atuações, como para o cargo de Defensor Público, Promotor de Justiça e Juiz. Por isso, não deixe de conferir com qual profissão você mais se identifica aqui.

Apesar da previsão de diversos concursos, fato é que esses estão cada vez mais concorridos e, por essa razão, os concurseiros precisam estar constantemente estudando e atualizando seus conhecimentos. Diante das diversas mudanças legislativas, decisões de tribunais e entendimentos jurídicos renovados com frequência, o vade mecum digital certamente pode te ajudar nessa jornada.

Com a rotina de estudos em dia, confira quais são os concursos públicos esperados para 2023:

– Defensoria Pública – Alagoas: em publicação do Diário Oficial de maio, o estado indicou a intenção de preencher o quadro de defensores de Alagoas. O edital ainda não saiu, mas é esperado para o próximo ano. 

– Defensoria Pública – Minas Gerais: confira o regulamento aqui.

– Defensoria Pública – Espírito Santo: confira o edital aqui.

Importante: é necessário ser bacharel em direito, ter sido aprovado pelo Exame da Ordem e comprovar atividade jurídica por três anos.

– Procurador do Estado – Espírito Santo: confira o edital aqui.

– Procurador do Estado – Roraima: ainda não há edital, mas a autorização para realização do concurso já foi publicada.

– Procurador do Estado – Sergipe: ainda não há edital, mas há informações de que o governador estadual autorizou a realização do concurso.

Importante: é necessário ser bacharel em direito, ter sido aprovado pelo Exame da Ordem e comprovar atividade jurídica por três anos.

– Promotor de Justiça – São Paulo: ainda não há edital, mas o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo asseverou que será elaborado pedido de novo concurso público para 2023.

– Promotor de Justiça – Santa Catarina: confira o edital aqui.

– Promotor de Justiça – Bahia: confira o edital aqui.

Importante: é necessário ser bacharel em direito e comprovar atividade jurídica por três anos.

– Magistratura – Rio de Janeiro: confira o edital aqui.

– Magistratura – TRF1: não há edital ainda, mas o contrato entre a FGV e o Tribunal Regional Federal da 1ª região já foi firmado. 

Importante: é necessário ser bacharel em direito e comprovar atividade jurídica por três anos.

– Delegado de Polícia – Distrito Federal: confira o edital aqui.

– Delegado de Polícia – Pernambuco: ainda não há edital, mas o governador estadual anunciou a autorização do concurso.

– Delegado de Polícia – São Paulo: ainda não há edital, mas o governador estadual anunciou a autorização do concurso. O edital está previsto para janeiro de 2023.

Importante: apesar de não ser necessária a aprovação no Exame da Ordem, é preciso ser bacharel em direito.

Leave a Reply