Skip to main content

O fim do ano está chegando, mas a rotina do estudante empenhado não para! Esteja você estudando para a prova da OAB ou para o concurso público dos sonhos, o conhecimento adequado das principais leis do nosso ordenamento é fundamental e, no curso dessa epopeia, o vade mecum acaba virando seu melhor amigo.

Inclusive, a expressão vade mecum vem do latim “vem comigo”, reforçando a ideia de total dependência que estudante tem do seu conjuntinho de leis
Para quem ainda não está familiarizado com o nome ou não entendeu muito bem do que se trata, o vade mecum nada mais é do que uma coletânea de leis, decretos, regulamentos, súmulas e, eventualmente, outras espécies normativas que formam o nosso “arquivo” normativo.

No passado, a forma mais clássica de se identificar um concurseiro/candidato na prova da OAB era ver se o coitado carregava consigo uma mochilinha/bolsinha transparente que servia para transportar o seu vade mecum e assim protegê-lo de todas as intempéries da vida do estudante, tais como chuva, ônibus lotado, mesa grudenta do bar e assim por diante.

Contudo, e da mesma forma que deixamos de usar a ampulheta como medidor de tempo oficial, os vades físicos, ainda que sejam uma excelente forma de estudo, vem perdendo espaço para os vades digitais.
Para entender um pouquinho o porquê dessa mudança, trazemos algumas das vantagens da opção por um vade digital.

Regra básica do estudante: esteja sempre atualizado! Ainda que os vades físicos sejam elaborados com muito cuidado, buscando sempre trazer o que há de mais fresco na legislação, o ordenamento jurídico brasileiro é extremante dinâmico. Assim é bem possível que, em algum momento do ano, o vade físico apresente algum descompasso normativo.

Sim, muitos vades oferecem atualizações digitais, porém, o estudante passa a ficar com uma parte da informação no livro físico e outra em formato digital, o que dá uma atrapalhada na hora de estudar.

Optando por uma plataforma digital, o conhecimento fica sempre ali, acessível em uma plataforma única e constantemente atualizada! No mais, a consulta e busca de normas/assuntos é muito mais fácil, economizando tempo do estudante na hora de encontrar alguma lei, súmula ou outra espécie normativa relacionada à sua prova.

“Mas no vade físico eu consigo fazer anotações e marcar as partes mais importantes”. Verdade! Porém, o vade digital também traz essas ferramentas e de uma forma muito mais clean e, novamente, mais fácil de consultar.

Ainda, o vade digital pode ser consultado no celular, tablet, desktop… Enfim, em diferentes formatos e sem prejuízo do seu conteúdo. Adeus, dor nas costas! Olá, conhecimento na palma da mão!

Gostou da ideia? Então, vem para o Jurishand e tenha acesso à mais completa biblioteca legislativa virtual, com diferenças ferramentas e funções para potencializar os seus estudos e tornar possível a tão desejada aprovação!

Bons estudos!

Leave a Reply