Skip to main content

Neste ano tivemos a abertura de inúmeras vagas de concurso e muitas outras ainda são previstas. Estudar para essas provas pode ser um desafio para a maioria dos candidatos, você sabia que pode estudar on-line para os exames? Nesse post separamos algumas informações para vocês que querem começar a se preparar para concursos e não sabem como. 

 

Vantagem de estudar para concursos on-line 

A decisão de estudar para um concurso é uma escolha que demanda tempo e dedicação, além de dedicação e constância. Para facilitar esse processo é preciso escolher os meios mais adequados para estudar. 

A primeira vantagem de estudar on-line está na possibilidade de escolher os seus horários e gerir o tempo da forma que mais funciona para você. Desta forma, você pode adequar os seus estudos na rotina e aproveitar melhor o seu tempo, sem se preocupar com deslocamentos e trânsito.  

Outra vantagem é poder estudar os conteúdos como quiser, desta forma você pode dar uma  prioridade maior para determinadas áreas e revisar os conteúdos mais difíceis, com toda a flexibilidade necessária.

Estudar on-line também gera mais economia, não só pelo não pagamento de mensalidades mas também com os custos de deslocamento e alimentação fora de casa.  

Já escolheu qual a melhor estratégia para você? Uma opção que também pode se adequar melhor com sua rotina é a de combinar os métodos de estudo. Você pode fazer sua graduação presencial e se dedicar aos estudos de concurso de maneira on-line, por exemplo. 

 

Conteúdo 

Tomada a decisão de estudar para uma prova on-line, o primeiro passo é definir sua estratégia de estudo. Para isso é preciso olhar quais conteúdos caem na sua prova e quais são as regras do edital.

As questões serão discursivas ou objetivas? Como o conteúdo costuma ser cobrado pela banca? Com que frequência e profundidade essa matéria é cobrada? Todas essas perguntas vão te ajudar a definir o cronograma e o método de estudo para cada matéria e prova. 

Alguns passos importantes são: 

  1. Leitura completa do edital 
  2. Mapeamento das principais disciplinas e matérias 
  3. Estabelecimento de conteúdos prioritários 
  4. Foco e rotina na hora de estudar 

 

Local de estudos 

Ter um local de estudos separado em casa para estudar pode fazer uma diferença enorme na hora de se concentrar. Seja no quarto, na sala ou na cozinha, mesmo que você não tenha um cômodo específico para isso, separe na sua casa uma mesa reservada para estudar. 

Desta forma, você se habituará a manter o foco naquele espaço e não terá tantos elementos para desviar sua atenção. 

 

Conheça sua banca 

Fazer provas antigas vai te ajudar a se preparar melhor para o exame. Com esse hábito você consegue revisar as matérias que já viu e se sentir confiante na hora de realizar a prova. 

Dê prioridade para as provas mais recentes e da mesma banca e cargo, assim a probabilidade de serem cobradas questões parecidas. 

 

Procure colegas com o mesmo objetivo 

O caminho para o estudo pode ser árduo e muito solitário, conhecer pessoas que estão na mesma trajetória pode te ajudar a manter o foco nos estudos. Trocar informações, tirar dúvidas e ter alguém para te motivar faz toda a diferença nessa rotina. 

 

Bons estudos!

 

Leave a Reply