Skip to main content

Terminar a faculdade é sempre uma alegria e uma preocupação, afinal, é o momento de determinar os rumos da sua carreira e dar os primeiros passos para um futuro de sucesso.

Alguns já fazem essa escolha durante o curso e se dedicam à efetivação naquele escritório ou empresa no qual já atuavam como estagiários. Para esses, é hora de focar esforços na aprovação no Exame da Ordem!

A “carteirinha da OAB” é fundamental para aqueles que desejam seguir na advocacia (carreira privada). Atualmente, a prova é realizada pela FGV e são realizados três exames por ano. 

Cada exame é composto de uma fase objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha, e uma fase dissertiva, a qual é realizada dentro de uma escolha temática feita pelo candidato (Direito Civil, Direito Penal, Direito Trabalhista, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito Administrativo).

O edital e inscrições para o 35º Exame da OAB serão disponibilizados ao final do mês de abril. Já sabe das novidades para a próxima prova? Corre lá no nosso post da semana passada!

Para além da carreira privada, temos as carreiras públicas, ou seja, aquelas cujo ingresso se dá mediante aprovação em concurso público. São várias as carreiras, mas as mais buscadas são: (i) Magistratura, estadual ou federal, (ii) Ministério Público, federal ou estadual; (iii) Defensoria Pública, estadual ou federal, (iv) Delegado; e (v) Advocacia Pública.

A opção pela carreira pública demanda muita dedicação e estudo do candidato, e aprovação em um concurso público deve ser vista como um investimento: ela não acontece do dia para noite e vai depender muito do empenho e preparação do interessado.

Para ter o melhor aproveitamento possível no seu plano de estudos e de carreira, listamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Escolha sua carreira: por mais que algumas carreiras tenham pontos de proximidade, os editais e perfis de prova costumam ser diferentes. Assim, escolha uma das carreiras e foque seus estudos!

2. Converse com quem já prestou a prova e exerce a profissão: busque apoio e uma troca de experiências com quem já passou pelo que você vai passar! Conheça a área e peça ajuda para se organizar da forma mais eficiente para a prova escolhida.

3. Conheça o edital e se prepare com antecedência: não espere sair o edital para determinar o seu roteiro de estudos! Olhe os editais anteriores, veja as materias que foram cobradas de forma reiterada e já se organize para estudá-las com antecedência. A aprovação no concurso depende de um planejamento sério e prévio.

4. Atualize-se: peça-chave na aprovação em concursos públicos é o conhecimento atual sobre a legislação e jurisprudência pertinentes a cada assunto! Conheça as leis mais importantes e suas mudanças, bem como a aplicação destas pelos Tribunais.

Está estudando para OAB ou algum concurso público? O JurisHand é a ferramenta ideal para te ajudar a achar todas as leis e súmulas indispensáveis a sua aprovação! 

Conheça nosso app, aproveite nossa biblioteca e bons estudos!

Leave a Reply