Skip to main content
OABOAB Primeira Fase

OAB Nacional aprova mudanças relevantes na prova da OAB, algumas já valem para o próximo exame!

By 11 de abril de 2022maio 6th, 2022No Comments

No último dia 05, o Conselho Pleno da OAB Nacional aprovou alterações super relevantes no Exame de Ordem, acolhendo alguns pedidos antigos daqueles às vésperas de prestarem a prova.

É o caso, por exemplo, da possibilidade de alteração do local de prova e de inscrição na OAB, mudança essa que já valerá a partir do 35º Exame da OAB, cujo edital deverá ser lançado até o final deste mês.

Hoje, tanto o local de prova como o de inscrição devem seguir o domicílio eleitoral do examinado ou o local de conclusão do curso de Direito. Com a mudança recém-aprovada, o candidato pode escolher onde quer prestar a prova, bem como a qual subseção quer ter sua inscrição vinculada.

Desta forma, o novo advogado pode optar por inscrever-se na subseção onde pretende exercer a advocacia, facilitando sua participação em eventos da OAB correspondente, votação em eleições e até mesmo na captação de clientes e parceiros.

A outra alteração aprovada insere mais três disciplinas no exame da OAB, quais sejam: Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro.

A cobrança das novas matérias será apenas a partir do 38º Exame da OAB (esperado para meados de 2023) e, a princípio, se dará apenas na primeira fase, estando em estudos a possibilidade de cobrança desses novos conteúdos na segunda fase.

Para começar a estudar desde já, pontuamos aqui algumas leis que não podem ficar de fora dos seus estudos:

a) Direito Eleitoral: Constituição Federal  (arts. 14 a 17), Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) e Lei das Eleições (Lei nº 9.504/90).

b) Direito Previdenciário: Constituição Federal (arts. 194 a 204), Lei da Seguridade Social (Lei nº 8.212/91) e Lei da Previdência Social (Lei nº 8.213/91).c) Direito Financeiro: Lei nº 4320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).

No app do JurisHand você vai encontrar essas e muitas outras leis referentes às novas e “antigas” matérias da OAB e outros concursos, então, corre lá e aproveite a nossa biblioteca!

Bons estudos!

Leave a Reply