Skip to main content

Com o início do ano letivo se aproximando, a volta para a rotina nem sempre é fácil. Esteja você começando a faculdade de Direito ou retornando para mais um semestre, ajuda sempre é bem-vinda e por isso selecionamos 6 dicas valiosas para tornar seu 2023 ainda mais produtivo e equilibrado.

1. Organização

Apesar do clichê, é verdade: a organização é a base de tudo. Traçar metas pode ser um bom início para o seu planejamento. Seja conseguir aquele estágio dos sonhos, passar no primeiro concurso público, atingir tal nota em determinada matéria, entrar em um grupo de estudos, entre muitos outros.

O importante é definir o que é prioridade e ter foco. Com isso em mente, entenda sua rotina e veja como encaixar as horas de estudo e demais atividades complementares que ajudarão a alcançar o objetivo desejado.

Além disso, ter uma rotina de estudos das matérias da faculdade certamente contribuirá para atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais, o que nos leva a nossa próxima dica.

2. Dedique-se às aulas e complemente no contraturno

Estudar na véspera de provas é uma estratégia – normalmente não planejada – de muitos estudantes. Essa prática, no entanto, não é compatível com quem deseja se destacar e atingir grandes conquistas. Além da ansiedade, a falta de organização nos estudos atrapalha o desenvolvimento acadêmico e o resultado da avaliação nem sempre é o esperado.

Por mais óbvio que seja, a dica é prestar atenção nas aulas. Mas não só isso: estude a matéria no contraturno e complemente com outras formas de absorver conteúdo. Você pode fazer isso ao ler livros ou assistir a filmes, por exemplo. Outra possibilidade é ouvir o conteúdo através de podcasts e audiobooks.

Com o JurisHand, você também pode ouvir a legislação ou acessá-la no seu celular, otimizando o tempo de quem tem a rotina corrida, faz exercícios físicos ou longos trajetos no trânsito, por exemplo. Com isso, o assunto estudado estará constantemente sendo trabalhado no seu cérebro e, consequentemente, será melhor absorvido.

3. Faça estágios

A prática é essencial para testar nossos conhecimentos. O conteúdo teórico é extremamente importante para adquirir a base do curso, mas é na prática que aprendemos como ele se correlaciona com o cotidiano de trabalho.

No Direito, o leque de possibilidades é grande. A atuação do estagiário pode se dar em diferentes frentes, como nas áreas trabalhistas, criminais, consumerista, civil e empresarial, por exemplo.

Os estágios mais frequentemente procurados são em órgãos públicos, com destaque para os Tribunais de Justiça e Ministério Público, em escritórios de advocacia e grandes empresas.

As oportunidades são geralmente divulgadas no site do próprio lugar, como no caso dos Tribunais de Justiça e Ministério Público, em sites de estágio ou no site da OAB, na aba de “oportunidades”. A dica é verificar nos sites da sua própria cidade e estado.

Diante de tantas opções, não deixe de fazer estágios durante a graduação. A construção de um bom currículo é um dos caminhos para o sucesso profissional.

4. Se envolva – Participe de grupo de estudos e iniciação científica

Geralmente, as faculdades possuem grupos de estudos, coordenados por um professor, sobre diferentes temáticas. Em alguns casos, existe uma espécie de processo seletivo para participar desses grupos. O ideal é procurar a coordenação do curso e se informar a respeito.

Outra possibilidade interessante é da iniciação científica. Através dela, você terá a oportunidade de aprofundar um tema de pesquisa junto a um professor universitário. A iniciação pode ocorrer com ou sem bolsa. Novamente, é a coordenação do curso que poderá esclarecer maiores detalhes. De modo geral, é um passo importante para quem deseja seguir carreira acadêmica.

As duas práticas também servem como forma de aprimorar seu desempenho acadêmico e profissional e complementar seu currículo.

5. Planeje o TCC com antecedência

O TCC normalmente é abordado na grade curricular no último ano do curso. Mas isso não impede que você já escolha e estude seu tema antes disso. Inclusive, é uma dica bastante proveitosa principalmente para os estudantes de Direito que farão a prova da OAB na reta final do curso.

A partir da escolha do tema ou da área que pretende pesquisar, as ideias fluem e a escrita se torna menos penosa.

Com o TCC previamente planejado, você terá mais tempo para se organizar e evitar se desesperar na conclusão da graduação.

6. Participe de congressos e palestras

As faculdades de Direito costumam promover várias palestras e congressos. Além das oportunidades presenciais, alguns congressos e palestras passaram a ser reproduzidos via internet. Em ambos os casos, participar desses eventos aumenta o conhecimento e também o network. Assim, você poderá conhecer colegas de profissão com os mesmos interesses que o seu e até mesmo conseguir oportunidades dentro da área.

Não deixe de conferir em nosso Youtube diversas palestras e congressos sobre importantes temas da área jurídica: https://www.youtube.com/@JurisHand/videos.

Leave a Reply