Skip to main content

Um dos cursos que mais possibilita oportunidades de estágio durante a graduação é o de Direito. Desde o primeiro período, é possível realizar estágios em diversas áreas de atuação, com ênfase em diferentes matérias. Além de ser essencial para compreender a parte prática do curso, o estágio é o período diretamente responsável por seu desenvolvimento enquanto profissional e também pessoal.

São as experiências ainda durante a faculdade que contribuem para o seu currículo – componente principal para se destacar no mercado de trabalho. Os estágios podem ser voluntários ou não. Nesse último caso, além de exercitar o conhecimento prático, você ainda é remunerado por isso. Nos estágios de graduação, a bolsa de estágio pode chegar a mais de R$ 2.000,00 na iniciativa privada, e ficam na média de R$ 1.100,00 nos órgãos públicos. Os valores podem aumentar quando destinados à pós-graduação.

Os principais órgãos públicos que oferecem vagas de estágio são os Tribunais de Justiça, Ministério Público, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e Município, Câmara Municipal, Prefeituras, Procon, STJ e STF, entre outros. O ideal é entrar no site de cada repartição e informar-se a respeito dos processos de estágio.

O recrutamento de estagiários para o setor privado geralmente se dá por agências de estágio e Linkedin. Procure filtrar pelas palavras-chaves, como estagiário jurídico; legal intern; estagiário de compliance; estagiário de Direito e afins.

Já para o setor público, as vagas são frequentemente anunciadas pelos próprios órgãos. Você deve buscar pelo site do Tribunal de Justiça do seu próprio estado e clicar na aba de “concursos e estágios”. Lá você poderá ter mais informações acerca do processo seletivo, que podem variar em cada tribunal.

No Tribunal de Justiça do Paraná, por exemplo, os processos são todos feitos pela própria plataforma do tribunal. Já no Tribunal de Justiça de São Paulo, as vagas são redirecionadas para o site da Super Estágios. Semelhante acontece no Ministério Público: verifique sempre o processo adotado pelo MP do seu estado e cidade.

Assim como a Super Estágios, existem outras agências de estágio, como a Agiel – que geralmente divulga vagas para o Tribunal de Justiça do Trabalho -, e o CIEE – responsável por processos como da Defensoria Pública, Caixa Econômica e STJ.

Para os estágios em escritórios de advocacia, a divulgação da vaga é também frequentemente realizada por agências de estágio, bem como por publicação de vagas no Linkedin ou no site da OAB de cada estado.

Hoje em dia, as redes sociais são verdadeiras aliadas na busca por um estágio. Por isso, fique sempre de olho nas páginas do local de seu interesse. Outra novidade é que atualmente muitos lugares oferecem a possibilidade de estagiar remotamente.  Assim, quem mora em cidades do interior têm mais chances de trabalhar em grandes organizações.

Apesar de pouco divulgada, outra oportunidade bastante interessante para estudantes de Direito é o Estágio-Visita de Curta Duração promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O estudante tem a possibilidade de passar uma semana vivenciando o cotidiano do Congresso e aprendendo sobre democracia e o papel do Legislativo. Confira no site e veja como participar.

Como vimos, são muitas as oportunidades de estágio oferecidas ao estudante de Direito. Não deixe de conferir as vagas disponíveis e aprimorar o seu futuro profissional por meio do conhecimento exercido na prática!

Leave a Reply