Skip to main content

Falta apenas um mês para as provas da segunda fase do 35º Exame da OAB e os estudos estão a mil! Candidatos aproveitam os últimos dias para as revisões dos conteúdos mais relevantes de cada matéria e que devem ser cobrados, senão na peça prático-profissional, nas questões dissertativas 

Esse é o momento do candidato mostrar bons conhecimentos sobre a matéria escolhida no momento da sua inscrição e por uma peça prático-profissional, também no mesmo ramo. Não se desespere! A prova há muito tempo já não permite consulta à doutrina (sim! Houve uma época em que isso era possível), mas o uso da lei seca segue sendo permitido.

Mas mesmo sendo possível o socorro à legislação seca, Direito Civil é apenas a quarta matéria mais buscada pelos candidatos na segunda fase da OAB… O diversidade de matérias, peças e leis que podem ser cobradas na prova podem ser uma justificativa à rejeição do Direito Civil na etapa final do Exame da OAB, porém, esse receio de ficar perdido na prova é totalmente infundado.

Por mais que a gama de assuntos que podem ser cobrados na prova seja bastante extensa, as peças e matérias favoritas da banca examinadora podem ser identificadas com uma simples análise das provas anteriores.

Quanto o assunto é peça prático-profissional, Petição Inicial é a grande queridinha! Nos últimos 28 Exames da OAB, 15 tiveram como peça escolhida a Petição Inicial. Em seguida, mas com uma boa diferença temos Apelação (5 vezes), Agravo (2 vezes), Contestação (2 vezes), Recurso especial (2 vezes) e outras peças (2 vezes).

No que diz respeito às questões dissertativas, Teoria Geral dos Contratos, Direito de Família e Responsabilidade Civil integram o pódio de matérias mais cobradas, contudo, Parte Geral, Obrigações e Direito das Sucessões também marcam presença na prova.

Lembrete importante: os candidatos inscritos em Direito Civil que buscam a aprovação no Exame da OAB devem, sem sombra de dúvidas, conhecer a fundo o Código Civil, porém, não dá para falar em elaboração de uma boa peça prática sem saber também o Código de Processo Civil!

Mas não é só nesse momento que a legislação adjetiva é importante, não! Uma análise das últimas provas aponta que, nos últimos exames, 64% das questões versavam sobre direito material e 36% eram sobre direito processual… Ou seja, um percentual bastante relevante e que não pode ser ignorado.

Outras leis super importante e que com frequência são cobradas na prova – seja na peça, seja nas questões – são o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente

Bateu um desespero? Não se descabele! Ainda que o conteúdo seja extenso, o índice de aproveitamento daqueles que prestam Direito Civil é o melhor dentre todas as matérias. Dos aprovados no Exame da OAB, 22% fizeram a prova nesta matéria super densa, mas também muito presente na vida de todos e que é sempre muito bem apresentada nas faculdades e cursos preparatórios.

Curtiu essas dicas? Então, baixe nosso app para ter acesso a nossa biblioteca digital e compartilhe seus resultados com a gente!

Bons estudos!

Leave a Reply