Skip to main content

Participar das comissões da OAB pode ser uma experiência engrandecedora para quem está começando o mundo da advocacia. Além de contribuir para uma causa, também é possível fazer contatos e conviver com outros advogados com visão de mundo semelhantes a sua e trocar experiências. 

No post de hoje separamos as principais informações para quem deseja participar das comissões da OAB: 

 

O que fazem as comissões da OAB? 

As comissões da OAB são responsáveis por subsidiar uma área temática, atendendo as demandas existentes, propondo soluções e encaminhando proposições para a Diretoria. Desta forma, os membros que comporão a comissão serão responsáveis por elaborar pareceres e promover eventos sobre o tema. 

O membro que for aprovado para ingresso na comissão precisará participar ativamente dos trabalhos, seja por meio de reuniões periódicas, contribuição na redação dos documentos e pareceres técnicos, organização e participação de eventos. Assim, antes de se candidatar a uma comissão veja se seus horários e agenda permitem a conciliação com mais um compromisso.

 

Quem pode participar das comissões? 

Diversas categorias podem compor as comissões da OAB, como: 

  • Advogados e advogados inscritos na subseção 
  • Especialistas sobre a matéria 
  • Presidentes de Subseções e presidentes e presidentes de Comissões em Subseções e ou Seccionais
  • Estagiários com carteira de estágio da OAB 

 

Para os advogados se exige a inscrição regular e também que as obrigações junto à Secretaria e Tesouraria da instituição estejam em dia. 

 

Como ingressar na Comissão? 

Um dos caminhos indicados para aqueles que desejam compor a comissão é participar dos eventos da comissão desejada. Desta forma, você conseguirá ter mais contato com o tema, entender os trabalhos realizados e fazer contato com os membros. 

Uma dica é escolher uma comissão sobre um tema que você tenha interesse, tenha se dedicado acadêmica ou profissionalmente e possa contribuir para as  discussões.  

A maioria das seccionais abrem inscrições aos interessados por meio de e-mail ou por meio da plataforma da OAB ou estão constantemente abertas para a inscrição de novos membros.

 

Qual o papel do estudante nas Comissões da OAB? 

O estudante pode participar das Comissões da OAB, e algumas seccionais, inclusive, contam com comissões específicas voltadas para esse público, como é o caso da Comissão Especial da OAB de Apoio ao Estudante de Direito criada pelo Conselho Federal. 

Importante destacar que o papel do estudante nas Comissões será mais restrito que o do advogado, e estará, na maioria das vezes, responsável por atividades administrativas e em uma posição de ouvinte. O estudante de direito que deseja ingressar em uma das comissões deve levar esse ponto em consideração para avaliar se sua participação deve ocorrer neste momento ou se é melhor se concentrar nos estudos ou em outras iniciativas voltadas para estudantes. 

 

Vale a pena participar das comissões da OAB?

Depende! Não existe uma resposta unânime entre os advogados para esta pergunta, tudo dependerá da sua comissão, objetivos e rotina. 

As comissões temáticas geralmente demandam um tempo da agenda que o jovem advogado muitas vezes não possui, mas pode ser uma alternativa para se conectar com outros profissionais, aprender sobre o tema, contribuir para o debate e também consolidar sua atuação naquela área. 

Por isso procure saber como é a atuação da comissão que você deseja participar, a periodicidade das reuniões, a pauta das discussões etc para avaliar se faz sentido profissional para você participar neste momento. 

Leave a Reply