Skip to main content

Estudos para a 2ª fase do 35º Exame da OAB já acontecendo! Veja abaixo algumas dicas para a prova de Direito Penal

A primeira fase do 35º Exame da OAB aconteceu nesse domingo, dia 03 de julho de 2022, e, ao contrário do que aconteceu na edição anterior, os candidatos saíram mais otimistas e prontos para encarar a rotina de estudos da segunda fase. 

Se você ainda não está na leva dos que vão se preparar para a próxima etapa, não se desespere! Mantenha-se focado nos seus objetivos, siga nossas dicas de estudo e não deixe de conferir nossa biblioteca legislativa e de materiais preparados especialmente para a primeira fase da OAB.

Agora, se você já está pensando na segunda fase, vem com a gente que também temos dicas e orientações para você!

Marcada para acontecer no dia 28 de agosto de 2022, a segunda fase conta com perguntas dissertativas sobre a matéria de escolha do candidato (podendo ser Direito Penal, Civil, do Trabalho, Constitucional, Administrativo, Tributário ou Empresarial) e uma peça prático-profissional, também no ramo indicado quando da inscrição para a prova.

Por ser em um outro formato, o estudo para a prova da segunda fase deve ser diferente daquele realizado para o exame de múltipla escolha. Assim, para além do estudo da lei crua, vale adotar uma estratégia mais específica para esse momento e que também tenha a ver com a matéria escolhida.

Para aqueles que farão a segunda fase em Direto Penal, separamos algumas dicas voltadas ao perfil de prova normalmente encontrado pelos candidatos, de acordo com os últimos exames.

Com relação à peça prático-profissional, os modelos tem sido meio recorrentes, alternando entre: (i) Apelação; (ii) Alegações finais; (iii) Agravo em execução; (iv) Revisão criminal; ou (v) Queixa-crime. Para você ter uma ideia, apelações e alegações finais correspondem a 50% das provas de segunda fase dos últimos vinte exames! Ou seja, atenção a essas peças e aos requisitos específicos de cada uma.

Na hora de confeccionar sua peça, se atenha aos dados informados no problema (não invente informações!) e lembre-se de não identificar sua prova (não ponha seu nome e assinatura ao final da peça).

Já sobre as questões dissertativas, a banca de Direito Penal, seguindo uma tendência que já se via nas provas de Direito do Trabalho e Direito Constitucional, passou a cobrar não só uma boa compreensão e aplicação da legislação específica, mas também ciência do entendimento atualizado dos Tribunais Superiores acerca de assuntos de Direito Penal.

Assim, para além do estudo da legislação, o candidato também precisa incluir no seu plano de estudo a análise dos informativos de jurisprudência e de comentários à lei seca.

Se você não sabe por como estudar o entendimento dos Tribunais Superiores ou mesmo onde achar assuntos atuais e relevantes que podem ser objeto do seu exame de segunda fase, não se preocupe! 

Baixe nosso app e tenha acesso às nossas news passadas e porvir, nas quais apontamos as novidades legislativas e jurisprudenciais mais importantes, além de vídeo aulas que cabem no seu plano de estudo e trazem conceitos simples e que podem te ajudar a resolver de forma direta as questões da sua prova.

Além desses assuntos, no app do JurisHand você pode encontrar nossos cards passados, com dicas de estudo e questões comentadas dos exames anteriores, além de modelos de peças.

Corre lá, aproveite a nossa biblioteca e não deixe de nos contar sobre seu sucesso no exame!

Bons estudos!

Leave a Reply