Skip to main content

Em julho de 2021, o Conselho Federal da OAB deu uma abrandada nas regras referentes ao uso de marketing digital e redes sociais por escritórios de advocatícia, práticas estas que, desde antes da pandemia e depois dessa, seguem crescendo.

Todo profissional liberal atual sabe que as redes sociais são o momento. O sucesso e permanência de muitos negócios depende, mais do que nunca, de perfis inteligentes, bem administrados e que consigam muitos seguidores e patrocinadores.

Para o mundo jurídico, a tendência não é muito diferente. O número de influenciadores digitais e de canais jurídicos nas redes mais populares (YouTube, Instagram e LinkedIn) cresce a cada dia e até mesmo escritórios de advocacia de renome já estão aderindo a tendências de marketing digital mais modernas e dinâmicas.

Tudo isso é possível porque o Conselho Federal da OAB, em parecer de julho de 2021, flexibilizou algumas regras e entendimentos sobre captação de clientes contidas no Estatuto da OAB (Lei nº 8.906/1994), permitindo que profissionais e escritórios passassem a usar essas novas ferramentas em prol do exercício da sua atividade.

Mulher em escritório sentada em frente a computador fazendo uma live nas Redes Sociais

Para Glória Di Mônaco, sócia e diretora da Navigators Comunicação, o LinkedIn segue sendo a mais importante rede social para contatos profissionais e divulgação de escritórios de advocacia, sendo ainda hoje a mais buscada por aqueles que querem se apresentar e criar uma marca digital forte e conhecida.

Ainda que o LinkedIn siga sendo a rede social mais relevante do ponto de vista profissional, o Instagram, com a abertura dada pelo Conselho Federal da OAB, começa a ganhar seu espaço entre os escritórios de advocacia mais moderninhos e que apostam numa imagem mais de vanguarda e conteúdos simples, diretos e de fácil compreensão por todos, de possíveis clientes a potenciais colaboradores.

Por mais que o Instagram seja a rede “moderninha”, algumas dicas de ouro são importantes para garantir que o seu perfil profissional gere engajamento, mas não vire bagunça. Para tanto, algumas dicas:

  • Não bagunce seu perfil pessoal com o perfil profissional: fotos de momento de lazer e/ou com família e amigos e opiniões pessoais não caem bem na página que deve ser uma apresentação profissional do advogado/escritório;
  • Mantenha a linguagem simples e direta: nada de floreios e o do tão terrível “juridiquês”;
  • Não seja um faz-tudo: não adianta dizer ser capaz de atuar em todos os assuntos, especialmente aqueles para os quais não tem especialização/conhecimento. Ou seja, sem mentiras no currículo e no perfil!
  • Cuidado com a quantidade de posts, reels e notícias enviadas aos seus seguidores: o bom comunicador sabe ser relevante sem ser invasivo.

Por fim, Simone Bastos, sócia e diretora da Milk Filmes, dá uma dica de ouro para aqueles que apostam em mais de uma rede social/site:

“Cada rede social tem sua linguagem, mas é super importante que haja uma unidade gráfica. O uso de fontes, logo e de palhetas de cores deve ser respeitado para que as pessoas possam identificar o advogado/escritório. É preciso estabelecer e seguir uma linha gráfica.”

Está começando sua vida profissional e quer saber como alavancar sua carreira? Mande suas dúvidas e aflições para gente e não deixe de seguir o JurisHand em suas redes sociais e blog, bem como de baixar nosso app!

Boa sorte!

Leave a Reply