Skip to main content

Em decisão proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville,  Judiciário mostra como garantir o direito de todos a acessibilidade em direito de acessibilidade nos exames de CHN.

Direito de Acessibilidade nos Exames de CNH

Na busca por igualdade e inclusão, cada vez mais a Justiça é acionada para garantir os direitos de pessoas com necessidades especiais. Recentemente, uma candidata com apraxia de fala e dislexia conseguiu na Justiça o direito de ter o acompanhamento de um profissional especializado durante a prova teórica para obter a carteira de habilitação.

Desafio da Candidata e a Recusa do Detran/SC

A candidata, diagnosticada com apraxia de fala e dislexia, informou em sua petição inicial que, por conta dos transtornos, só conseguiria ter sucesso no exame teórico de CNH com o auxílio de um profissional que pudesse ler e interpretar as palavras e frases da prova. No entanto, ela foi informada pelo Detran/SC de que sua necessidade não poderia ser atendida. O órgão defendeu a improcedência do pedido, argumentando que a habilidade de leitura é indispensável para quem pretende dirigir.

 

Avaliação Pericial e Decisão da Justiça

Diante do impasse, o magistrado responsável pelo caso solicitou uma avaliação pericial. A avaliação comprovou que a candidata possuía capacidade para obter a habilitação e que necessitava de assistência para realizar a prova. O perito destacou que o contexto probatório era claro: a condição clínica da autora não a impedia de dirigir, pois ela estava apta para realizar atividades complexas. No entanto, ela necessitava de ajuda para ler as questões nas provas escritas. Com base nessa avaliação, o pedido foi julgado procedente, embora ainda haja possibilidade de recurso da decisão.

Conclusão: Avanços na Inclusão e Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais

Esta decisão representa um passo importante na garantia dos direitos das pessoas com necessidades especiais. A decisão judicial ressalta a importância da acessibilidade e da inclusão, enfatizando que a capacidade para dirigir não pode ser limitada por barreiras que podem ser superadas com a devida assistência. Este caso é um exemplo de como a Justiça pode agir para garantir que todos tenham acesso igualitário aos direitos e oportunidades.

Para mais conteúdos como este, siga o Blog e Redes Sociais do JurisHand! E não deixe de baixar nosso app!

Bons Estudos!

Referências Bibliográficas

  1. Tribunal de Justiça de Santa Catarina. (2023). Candidata com apraxia de fala e dislexia consegue na Justiça direito de ter acompanhamento de profissional especializado no momento da prova teórica. Consultado em 17 de maio de 2023, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

Leave a Reply