Skip to main content

Estamos a mais um passo de uma advocacia totalmente informatizada? ChatGPT marca 48 pontos na primeira fase do Exame da OAB e consegue sua “aprovação” para a segunda fase.

Em fevereiro deste ano, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) realizou um experimento ousado: submeteu o chat.openai.com, ferramenta tecnológica do momento, à prova da primeira fase da OAB.

Das 80 questões propostas, a ferramenta acertou 48, ou seja, ficou 8 pontos acima do necessário para ser aprovada na primeira fase e seguir para a segunda e última etapa para obtenção da carteirinha da Ordem

Para viabilizar a realização da “prova” pelo ChatGPT, o presidente da AB2L, Daniel Marques, formulou perguntas de múltipla escolha ao sistema e pediu que este escolhesse uma das alternativas apresentada, esclarecendo brevemente sua opção. 

O mesmo tipo de teste foi realizado com a ferramenta em janeiro de 2023, porém, a sua pontuação foi de apenas 36 questões, ficando, portando, abaixo do mínimo necessário para seguir no concurso. A evolução do ChatGPT em tão pouco tempo é realmente notável e comprova que a ferramenta de inteligência emocional segue aprendendo e evoluindo.

Tela inicial do ChatGPT

Não se sabe se um teste equivalente será realizado com base nos requisitos da segunda fase do exame da OAB, mas a ferramenta deve ser capaz de realizar algumas das suas exigências.

Ainda que o ChatGPT seja uma evolução incrível na jornada para a automatização e aprimoramento de procedimentos, é preciso ter cuidado no seu uso. Nem sempre a ferramenta traz informações corretas e atualizadas sobre um determinado assunto e, por poder produzir conteúdo, pode acabar criando material com informações incorretas.

Se você já é ou pretende ser um usuário do ChatGPT, lembre-se de sempre conferir as informações apresentadas pela ferramenta em uma fonte confiável de conhecimento. E, por mais que a tecnologia seja mesmo incrível, confie no seu saber e no seu instinto (algo que a máquina ainda não pode superar).

É preciso treino, técnica e conhecimento para usar essa e outras ferramentas tecnológicas com cuidado e eficiência, fazendo destas aliadas aos seus estudos e trabalho e não meras substitutas mecânicas.

Para seguir se aprimorando e atualizado com todas as tendências tecnológicas e jurídicas do momento, siga o JurisHand nas nossas redes sociais e Blog! E não deixe de baixar nosso app e conferir nossa biblioteca digital!

Bons estudos!

Leave a Reply