Skip to main content

Calendário de provas da OAB já está no ar! Confira as datas e programe seus estudos. A aprovação no exame da OAB é um marco na vida do bacharel em Direito. Independentemente da carreira a ser seguida, se na vida pública ou privada, a carteira da OAB é cereja do bolo no reconhecimento de anos e anos se esfolando na graduação.

Ainda que muitos comecem sua vida profissional ainda na faculdade – com estágios, cursos e incursões na vida acadêmica -, o rito de passagem clássico do bacharel em Direito é a realização (e desejada aprovação) no Exame da Ordem. 

Para os que desejam ficar na vida privada, a aprovação na prova da OAB pode ser a porta de entrada oficial na advocacia, com virada de chave na condição de estagiário para a de advogado.

Para os que desejam a vida pública, a realização do Exame da Ordem, além de ser uma boa prova de “treino” para as outras porvir, também pode ser relevante dentro da carreira escolhida. Por exemplo, o concurso da Defensoria Pública e algumas Procuradorias (municipais e estaduais), tem como critério eliminatório a prévia aprovação na OAB.

Se você é um dos muitos que passará por esse rito de passagem, a chave para sua aprovação e recebimento da carteira vermelhinha está no conhecimento do edital e planejamento da sua jornada de estudos! 

E, para isso, é fundamental conhecer não só as matérias cobradas, mas também o momento de realização das provas! Sabendo as datas de inscrição e realização das provas, os ajustes temporais essenciais à organização dos seus estudos ficam mais redondinhos.

A OAB Nacional divulgou as datas das provas previstas para o ano de 2023, valendo lembrar que o 37º Exame já está rolando (segunda fase prevista para 30 de abril de 2023). Para o 38º Exame, a OAB trará uma novidade temática: a inclusão das disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro na prova da primeira fase. 

Folha com prova do exame da OAB

Para começar a estudar desde já, segue o calendário dos exames que serão realizados ainda em 2023:

38º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura -17/4/2023

Período de Inscrição – 24/4/2023 a 2/5/2023

Prova Objetiva – 1ª fase – 9/7/2023

Prova prático-profissional – 2ª fase 10/9/2023

39º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura – 28/8/2023

Período de Inscrição – 4/9/2023 a 11/9/2023

Prova Objetiva – 1ª fase – 19/11/2023

Prova prático-profissional – 2ª fase – 21/1/2024

Para ficar por dentro do calendário da OAB e edital das matérias exigidas na prova, siga o Blog e Redes Sociais do JurisHand, bem como não deixe de baixar nosso app para ter acesso a um material de estudo específico para o Exame da Ordem e outros concursos!

Bons estudos!

Leave a Reply