Skip to main content
Sem categoria

Atualizações legislativas e jurisprudenciais da última semana: 28 de dezembro a 01 de janeiro

By 4 de janeiro de 2021janeiro 11th, 2021No Comments

Novidades na Legislação

Medida Provisória nº 1.021, de 30.12.2020 – Novo valor do salário mínimo

Foi publicada a MP 1.021, que aumenta o valor do salário mínimo para R$1.100,00 desde a última sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021. O reajuste em relação ao valor anterior foi de 5,26%.

Medida Provisória nº 1.023, de 31.12.2020 – Mudanças no BPC/LOAS

MP altera a lei nº 8.742, a Lei Orgânica da Assistência Social, no seu art. 20 § 3º que dispõe sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. A alteração trata do critério para a percepção do benefício quando passar a ditar: § 3º Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja:  I – inferior a um quarto do salário mínimo; 
— 

Notícias do STF

Lewandowski prorroga vigência de medidas sanitárias contra a Covid-19

O partido Rede Sustentabilidade ajuizou ADI 6625 para que artigos da lei 13.979/2020, que estabelece as medidas sanitárias de combate à pandemia da covid-19, fossem mantidos até a devida apreciação da MP 1.003/2020, tendo em vista o término do prazo da lei. O ministro Ricardo Lewandowski determinou a prorrogação da vigência de dispositivos da referida lei e que a ação fosse julgada diretamente pelo Plenário, seguindo o rito da lei das ADIs (Lei 9.868/1999).

Lewandowski garante acesso à defesa de Lula às informações da Operação Spoofing

A Operação Spoofing investiga os casos de invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades, como ocorreu com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e com procurador da República Deltan Dallagnol.

A defesa de Lula alegava que seguia impedida de ter  acesso às informações de seu interesse mesmo após o ex-presidente obter decisão favorável no Supremo. Lewandowski determinou que o juízo da 10ª Vara Federal Criminal do DF assegure à defesa de Lula o compartilhamento das mensagens apuradas pela Operação que lhe digam respeito, no prazo de até dez dias. Também que tenha acesso às informações relacionadas com investigações e ações penais movidas contra ele na 13ª Vara Federal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição.
—– 

Notícias STJ

ENFAM emite nota de pesar sobre o assassinato da magistrada Viviane Arronenzi

​​A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados em nota pública lamentou o assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, do Estado do Rio de Janeiro, vítima de feminicídio.

Ainda na nota, a ENFAM disse que se une às demais instituições do sistema de justiça no compromisso pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e presta solidariedade à família, aos amigos e colegas da magistrada.
—–

Até a próxima. 

Equipe JurisHand

Leave a Reply