Skip to main content

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a imposição de sanções administrativas ao motorista que se recusa a realizar o teste de bafômetro é constitucional. 

 

A decisão, proferida nas ADI 4017 e ADI 4103, foi apreciada pelo Plenário na última semana fixou a seguinte tese:  “Não viola a Constituição a previsão legal de imposição das sanções administrativas ao condutor de veículo automotor que se recuse à realização dos testes, exames clínicos ou perícias voltados a aferir a influência de álcool ou outra substância psicoativa (art. 165-A e art. 277, §§ 2º e 3º, todos do Código de Trânsito Brasileiro, na redação dada pela Lei n° 13.281/2016  )”. 

 

Para te ajudar a entender melhor essa decisão separamos alguns pontos sobre esse tema 

 

Qual a origem dessa controvérsia? 

Com a entrada em vigor da Lei Seca qualquer nível de álcool presente no corpo de quem estava dirigindo passou a não ser tolerado, como medida para barrar os acidentes causados por motoristas embriagados. 

Com isso se levantou a controvérsia acerca da constitucionalidade da recusa à submissão do bafômetro. Para muitos essa obrigação de submissão do teste violava o princípio da não autoincriminação e, portanto, seria inconstitucional.  

 

Afinal, o que o princípio da não auto incriminação? 

 

O princípio da não auto incriminação se traduz na expressão de quem ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo. Ou seja, é a vedação de que a pessoa que esteja respondendo por um processo criminal precise praticar um ato que a incrimine. 

Porém, no caso em análise, o Supremo entende que não é caso de aplicação deste princípio. Isto porque, as sanções aplicadas pela recusa na realização do teste de bafômetro são de natureza administrativa, e não penal ou processual. 

Além disso, colocaria em risco a efetividade da Lei Seca.

 

Mas afinal quais são as sanções aplicadas em caso de renúncia à submissão ao teste? 

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, caso o motorista se recuse a submeter ao teste, exame clínico, perícia ou procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa está sujeito a: i. infração gravíssima; ii.  recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo e; iii. multa em caso de reincidência no período de até 12 meses. 

 

Qual a argumentação usada pelo STF?

 

No caso, a Corte decidiu que as restrições impostas pela lei diante da recusa dos testes se mostram como meio “adequado, necessário e proporcional” para efetivar a segurança no trânsito, sem qualquer violação à dignidade da pessoa humana.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa decisão? Baixe nosso APP e fique por dentro das principais mudanças na legislação e jurisprudência brasileira!

 

Leave a Reply