Skip to main content

A Lei Nº 14.786, sancionada em 28 de dezembro de 2023, introduz importantes mudanças na legislação brasileira no que diz respeito à proteção das mulheres contra a violência e o constrangimento, especialmente em espaços públicos de lazer e entretenimento. Esta lei é um marco no combate à violência de gênero, refletindo um avanço significativo na política de segurança pública e na promoção dos direitos das mulheres.

Contexto e Necessidade da Lei

A necessidade desta lei surge em um contexto onde a violência contra as mulheres continua a ser um grave problema no Brasil. A legislação busca abordar situações específicas de constrangimento e violência que ocorrem frequentemente em ambientes como casas noturnas, bares, shows e eventos musicais. Estes locais, muitas vezes associados à liberação e ao entretenimento, podem se tornar espaços de risco, onde o assédio e a violência de gênero são prevalentes. A Lei Nº 14.786 busca estabelecer um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres nesses locais.

Principais Disposições da Lei

  1. Criação do Protocolo “Não é Não”: Este protocolo é uma iniciativa pioneira que estabelece diretrizes para prevenir e enfrentar situações de constrangimento e violência contra mulheres em locais de entretenimento. O protocolo abrange medidas preventivas e reativas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos, assegurando um ambiente mais seguro para as mulheres.
  2. Definições Claras de Constrangimento e Violência: A lei define de forma clara o que constitui constrangimento (insistência física ou verbal após a discordância da mulher) e violência (uso de força resultando em lesão, morte ou dano). Essas definições são cruciais para a aplicação efetiva da lei.
  3. Selo “Não é Não – Mulheres Seguras”: A criação deste selo tem o objetivo de incentivar os estabelecimentos a adotarem o protocolo, promovendo assim práticas seguras e responsáveis. Este selo também serve como um indicador para o público sobre quais locais são comprometidos com a segurança e o respeito às mulheres.
  4. Direitos das Mulheres e Deveres dos Estabelecimentos: A lei estabelece uma série de direitos para as mulheres em situações de constrangimento ou violência, como o direito à proteção imediata, à informação sobre seus direitos e à rápida intervenção dos responsáveis pelo local. Paralelamente, impõe deveres aos estabelecimentos, como a necessidade de ter pessoal qualificado para atender ao protocolo e a obrigação de informar sobre como acionar o protocolo.
  5. Penalidades pelo Descumprimento: A lei estipula penalidades para os estabelecimentos que não cumprirem as disposições do protocolo, incluindo advertências, revogação do selo “Não é Não – Mulheres Seguras” e outras sanções legais. Isso reforça a seriedade com que o cumprimento da lei deve ser tratado.

Impacto e Importância da Lei

A Lei Nº 14.786 tem um impacto significativo na sociedade brasileira. Ela representa um passo importante na luta contra a violência de gênero, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres. Ao focar em ambientes específicos de lazer e entretenimento, a lei aborda um aspecto muitas vezes negligenciado da violência de gênero.

A implementação desta lei também sinaliza um avanço na conscientização pública sobre os direitos das mulheres e a importância de respeitar sua autonomia e integridade. A introdução do selo “Não é Não – Mulheres Seguras” cria um incentivo para que os estabelecimentos comerciais se engajem ativamente na promoção de um ambiente seguro para as mulheres.

Adicionalmente, a lei oferece um modelo para outras iniciativas legislativas focadas na prevenção da violência de gênero, tanto no Brasil quanto em outros países. A abordagem prática e específica desta lei pode servir de exemplo para políticas públicas em outros contextos e ambientes.

Conclusão

A Lei Nº 14.786 é um avanço legislativo significativo na proteção dos direitos das mulheres no Brasil. Ela aborda uma lacuna importante na legislação, trazendo medidas específicas e práticas para assegurar a segurança das mulheres em ambientes de lazer e entretenimento. A implementação efetiva desta lei é essencial para garantir um ambiente mais seguro e respeitoso para todas as mulheres. Com esta lei, o Brasil dá um passo importante na direção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência contra as mulheres.

Para mais conteúdos como este, siga o Blog e Redes Sociais do JurisHand! E baixe nosso app, disponível para iOS e Android e acesse www.jurishand.com !

Até a próxima

Equipe JurisHand

Leave a Reply