Skip to main content
Sem categoria

Dia Mundial da Justiça Social

By 20 de fevereiro de 2022No Comments

Hoje, 20 de fevereiro, se comemora o Dia Mundial da Justiça Social! A Equipe JurisHand preparou algumas informações para celebrar esse dia. 

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, em busca de conscientizar sobre a igualdade e respeito à diversidade. A data relembra os desafios enfrentados para o alcance de uma maior igualdade, não apenas nos países em desenvolvimento mas em todo o mundo. 

A Constituição Federal consagra a justiça social no art. 170, que dispõe: 

“A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I – soberania nacional;

II – propriedade privada;

III – função social da propriedade;

IV – livre concorrência;

V – defesa do consumidor;

VI – defesa do meio ambiente;

VI – defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação;        

VII – redução das desigualdades regionais e sociais;

VIII – busca do pleno emprego;

IX – tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.

IX – tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.”

Desta forma, percebe-se que o texto constitucional busca reduzir e mitigar as desigualdades nas mais diversas frentes, como um ideal da nação. 

Leave a Reply