Skip to main content
Direito Constitucional

Dia Internacional das Vítimas de Terrorismo 

By 11 de março de 2022maio 5th, 2022No Comments

No dia 11 de março foi escolhido como uma data de memória para as vítimas de terrorismo, com o objetivo de combater esse crime em todo o globo. 

No Brasil, a Constituição Federal tem como um dos princípios que regem suas relações internacionais o repúdio ao terrorismo e ao racismo (art. 4°, VIII da CF/88). Além disso, o crime de terrorismo constitui crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia (art. 5°, XLIII da CF/88).

A Lei N° 13.260 de 2016 disciplina o terrorismo, além de tratar de disposições investugatórias e processuais aplicáveis a prática deste crime. Segundo a legislação citada “O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.”

É importante ressaltar que o crime de terrorismo é a única exceção no direito brasileiro que permite a punição pela prática de atos preparatórios, ou seja, aqueles que são realizados antes da execução do crime. 

Leave a Reply