Skip to main content
Sem categoria

#DESTAQUE AGU se manifesta sobre ação contra a citação por meio eletrônico da Lei nº 14.195/2021

By 1 de dezembro de 2021No Comments

A Lei 14.195 de 2021, que dispõe sobre a facilitação de abertura de empresas, alterou o artigo 246 do Código de Processo Civil e estabeleceu que a citação será feita preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de 02 (dois) dias, contado da decisão que a determinar. 

Diante dessa mudança, o Partido Político PSDB ajuizou ação contra o dispositivo em questão, alegando, em síntese, que a nova previsão legal abriria margens para crimes eletrônicos e violava o devido processo legal, pois o método não garantia o recebimento pelo réu. 

A Advocacia Geral da União (AGU) se manifestou ao STF pela improcedência do pedido argumentando que não há afronta ao devido processo legal e está a altura do desafio da virtualização. Destacou que a maioria dos processos atualmente em trâmite foram iniciados no meio virtual e que o próprio texto legal prevê a regulamentação posterior pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Ainda, apontou que dinamiza a prestação jurisdicional e valoriza os princípios da efetividade da jurisdição e duração razoável do processo, garantidos constitucionalmente. 

A ADI 7.005 será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de relatoria do Ministro Luís Roberto Barroso. 

Confira o inteiro teor da Lei nº 14.195/2021 em nosso App (iOS) e (Android) ou Site.

Leave a Reply