Skip to main content

Um dos maiores desafios do empreendedor está na administração financeira e jurídica de uma empresa. Estar em dia com suas obrigações jurídicas, tributárias e com um caixa saudável é uma preocupação constante do empresário, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Sabemos que este desafio não é fácil, que além de honrar suas obrigações precisam pensar em investimentos ao longo prazo e no crescimento das atividades. Alinhar essas duas grandes áreas da empresa, financeira e jurídica, é uma estratégia importante capaz de gerar valor a longo prazo. 

Essa visão não se restringe apenas ao empresário mas também pode deve ser considerada pelo próprio time jurídico nas suas atribuições. Buscar técnicas para uma melhor gestão dos recursos e orçamentos recebidos, alinhar gastos com as metas da empresa e construção de um orçamento responsável são alguns dos comportamentos que podem ser avaliados pela chefia. 

Separamos alguns pontos importantes de serem considerados nessa estratégia. 

Orçamento responsável e fundamentado

Ser capaz de prever um orçamento anual sólido e baseado na realidade financeira da empresa é um dos passos mais importantes para alinhar as duas áreas. Nessa construção é necessário estar atento à realidade da empresa, metas dos demais setores, rotinas esperadas, bem como mapear os possíveis gatos e identificar pontos para uma melhor otimização dos recursos. 

Nessa etapa é importante também considerar custos em aprimoramento que possam gerar um benefício para empresa a curto, médio e longo prazo. Mapear essas opções é uma estratégia para decidir quais investimentos no setor serão necessários ou importantes de serem realizados, sempre tendo em vista os benefícios que podem ser gerados. 

Cumprimento rígido do orçamento 

Imprevistos e mudanças acontecem, e são uma realidade em toda empresa. Porém, é importante estar atento ao cumprimento mais fiel possível do plano orçamentário apresentado. 

Eventuais necessidades de mudanças podem ser discutidas ao longo do período, bem como transferência de recursos entre despesas e projetos, conforme a necessidade. 

Um desafio de quem faz parte do setor jurídico da empresa, sobretudo nas posições de liderança, é internalizar as condutas e práticas discutidas e acordadas no planejamento orçamentário, para que haja o menor afastamento possível das previsões. 

Foco em resultados

Embora seja necessário um planejamento financeiro responsável e condizente com as necessidades da empresa, bem como uma execução fiel ao plano, os resultados devem ser o foco principal da preocupação. 

Não basta se ater aos valores planejados e não obter resultados positivos através desses gastos, é necessário que os investimentos sejam revertidos em valor para a empresa, se houve eficiência no serviço prestado, se as atividades foram capazes de gerar benefícios para o crescimento empresarial etc.   

Segue algumas dicas práticas de como alinhar os dois setores: 

  1. Mapeie processos que devem ser automatizados: encontrar gargalos financeiros na empresa, processos antigos que tomam tempo da sua equipe para serem automatizados e gerar mais eficiência.
  2. Adote soluções tecnológicas: softwares e programas de automatização são uma ótima estratégia para cortar custos e gerar mais resultados. Procure as melhores soluções que se adequem a sua empresa 
  3. Integre as duas áreas: integrar a área jurídica e financeira na prática significa utilizar os mesmos procedimentos, as mesmas plataformas. Deste modo as informações são compartilhadas com maior rapidez e menos burocracia. 
  4. Invista em capacitação: capacitar o time pode parecer um gasto mas se torna um investimento ao longo prazo, pessoas com capacidade técnica são mais eficientes e auxiliam no desenvolvimento da empresa 

Leave a Reply