Skip to main content
Sem categoria

Dia do Tribunal de Contas!

By 18 de janeiro de 2022No Comments

No dia 17 de janeiro se comemora o Dia do Tribunal de Contas no Brasil. O Tribunal de Contas é o órgão responsável pelo controle externo do governo federal, através da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do Brasil.

Desta forma, conforme previsão constitucional, presente no art. 33, §2°, o Tribunal de Contas da União deve oferecer parecer prévio acerca das contas do Governo para apreciação do Congresso Nacional. 

Conforme disposto no art. 71 da CF/88, são competência do Tribunal de Contas da União: 

  • Apreciar as contas anuais do presidente da República
  • Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
  • Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal e de concessão de aposentadorias, reformas e pensões civis e militares.
  • Realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou por solicitação do Congresso Nacional.
  • Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais.
  • Fiscalizar a aplicação de recursos da União repassados a estados, ao Distrito Federal e a municípios.
  • Prestar informações ao Congresso Nacional sobre fiscalizações realizadas.
  • Aplicar sanções e determinar a correção de ilegalidades e irregularidades em atos e contratos.
  • Sustar, se não atendido, a execução de ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
  • Emitir pronunciamento conclusivo, por solicitação da Comissão Mista Permanente de Senadores e Deputados, sobre despesas realizadas sem autorização.
  • Apurar denúncias apresentadas por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades na aplicação de recursos federais.
  • Fixar os coeficientes dos fundos de participação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e fiscalizar a entrega dos recursos aos governos estaduais e às prefeituras municipais.

Veja como o conteúdo é cobrado nos concursos: 

FCC – 2021 – DPE-AM – Defensor Público

Conforme previsto na Constituição Federal e/ou de acordo com o entendimento predominante do Supremo Tribunal Federal, o Tribunal de Contas da União: 

A) compõe-se de sete ministros, sendo três escolhidos pelo Presidente da República com aprovação do Senado Federal, dois pela Câmara dos Deputados e dois pelo Senado.

B) é integrado por Ministros que gozam das mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

C) é competente para aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei.

D) goza de autonomia técnica e independência decisória, ainda que administrativamente integre a estrutura do Poder Legislativo e não disponha de quadro próprio de pessoal.

E) deve assegurar o contraditório e a ampla defesa nos processos em que aprecia a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

Gabarito 

Letra C

O Tribunal de Contas da União é composto por 09 ministros (art. 73 da CF/88) e possuem as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça (art. 73, §3º da CF/88). 

Ainda é órgão independente e autônomo, e, portanto, não integra nenhum dos três poderes, inclusive o Legislativo. Os processos de legalidade da concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão são atos complexos que inexiste o contraditório e ampla defesa (RE 636.553/RS, Informativo 967 do STF). 

Portanto, conforme redação do art. 71, VIII da CF/88, o TCU é competente para VIII – aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário”. 

Leave a Reply