Skip to main content

A JurisHand,  aplicativo nº1 de vade mecum para smartphone (iOS/ Android), tablet e versão WEB,  é a apoiadora digital oficial do Maior Congresso Gratuito de Direito do Brasil.

Organizado inteiramente pelos estudantes de direito da Universidade Federal de Santa Catarina, o Congresso chega à sua 16ª edição com um painel que conta com palestrantes renomados no mundo jurídico.

 

O evento acontecerá entre os dias 25 a 27 de maio na cidade de Florianópolis e as inscrições estão abertas para a participação presencial e também on-line, através da plataforma JurisHand.

 

Entre os palestrantes do evento se destacam Ana Lúcia Sabadell, Flavio Roberto, Samuel Barbosa
Antonio Carlos Morato, Milton Leão Barcellos, Filipe Fonteles Cabral, Waldir Alves, Walber de Moura Agra, Freddie Didier, Cleucio Santos Nunes, Ana Elisa Bechara, Dimitri Dimoulis, Eugênio Raul Zaffaroni e Rodrigo Alessandro Sartoti.

 

Além disso, para incentivar a produção e o debate científico, conta com a Mostra de Pesquisa nos quais acadêmicos e profissionais do Direito poderão submeter trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas jurídicas. 

 

Neste ano este evento tão relevante no cenário jurídico catarinense cresce asas e ganha um fôlego maior. O retorno às atividades e palestras presenciais, tão aguardado nestes dois últimos anos de pandemia, não pode esquecer as lições e ensinamentos deixados pelo ensino online: a possibilidade de estreitar fronteiras e alcançar pessoas que a tecnologia nos proporciona. 

 

É nesse cenário que a JurisHand se insere. Possibilitar que o evento seja compartilhado para os estudantes de diversos Estados e cidades do Brasil, e até aqueles de Florianópolis que por algum motivo não poderão estar presentes presencialmente. É expandir as fronteiras do conhecimento e integrar saberes de todas as regiões. 

 

Como aluna do Direito da UFSC me lembro de todos os Congressos que pude participar ao longo desses anos, do meu primeiro ano de curso, no qual tudo era novo e desconhecido, até o último, que precisou ser completamente online por conta da pandemia. 

 

Me lembro do receio que tive no meu primeiro ano de graduação, pensava que não conseguiria acompanhar as palestras ou que os temas seriam complexos demais para uma estudante no seu segundo semestre. Neste ano mais uma vez a UFSC me surpreendeu, sai da primeira palestra querendo ser advogada, da segunda Defensora Pública, da terceira juíza e na quarta finalmente aceitei que eu não sabia qual carreira gostaria de seguir e não iria ter uma resposta até o último dia do evento, mas de algo pude ter certeza, de que o Direito era minha paixão e minha vocação, e que independente da carreira que eu escolheria no futuro havia muito a ser feito a ser estudado.

 

Nos próximos anos essa certeza só se fortaleceu e o Congresso de Direito da UFSC sempre foi algo que esperei ansiosamente para poder ouvir um pouco daqueles autores que estavam na minha estante e nas minhas provas. 

 

Hoje, já nas vésperas da minha formatura e na minha última edição de congresso como graduanda, é uma satisfação poder visualizar que meu caminho acadêmico me guiou para uma empresa que valoriza o conhecimento jurídico e a pesquisa científica. Mas, muito além disso, que percebe que mundo não é mais o mesmo, as mudanças tecnológicas vieram e o direito não pode se esquivar delas. 

 

Mas além de não poder fugir das inovações acredito que é momento de celebrá-las e apropriar-se das novas possibilidades. Este ano tive a oportunidade de participar de um evento de LegalTech na Colômbia na qual fiz parte da equipe que lançou o primeiro Índice de Legaltech da América Latina. Neste evento fui perguntada o que eu entendia por Legaltech, a pergunta pode parecer simples mas a resposta não é única.

 

Para mim, Legaltech é definida por todo o esforço tecnológico para fortalecer o direito através da tecnologia. Ora, impossível não enquadrar essa definição no que estamos fazendo: um esforço aliado com a tecnologia para levar o conhecimento jurídico do maior Congresso de Direito para aqueles que não podem acessá-lo presencialmente. 

 

JurisHand é um aplicativo para smartphone focado em ajudar operadores do direito e estudantes de direito a buscar e interagir com as leis, códigos e decretos brasileiros em poucos segundos, além de jurisprudência, súmulas além de comentários, remissões e assuntos dos principais artigos e ramos do direito. 

 

Ver essa união de forças e esforços pelo objetivo de democratizar o conhecimento jurídico me dá a satisfação de perceber que, independente do caminho que eu segui no futuro, a Gabriela caloura do direito do passado ficaria orgulhosa de onde está hoje e de fazer parte dessa mudança. 

 

Site Oficial do Evento: http://www.congressodireitoufsc.com.br/ 

Plataforma JurisHand: https://assistir.jurishand.com/eventos/xvi-congresso-direito-ufsc/

Leave a Reply